Organizada pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas

Trabalhos inscritos na II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos que aconteceu durante a realização do II Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME - realizado nos dias 7 a 9 de maio de 2009, no Museu da Imagem e do Som/MISA, Maceió-AL. INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFAL

quarta-feira, 22 de abril de 2009

“Trabalha com amor”: As irmandades ayahuasqueiras em Alagoas





Amanda Vanessa Farias/UFAL e Vinicius Nascimento da Câmara/UFAL (amandavanessafarias@hotmail.com; viniciusnascimentocamara@hotmail.com)
Ano e local da realização: 2008/2009
Formato Original: (x) digital ( ) analógico
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos
Título da Pesquisa: “Eu vivo na Floresta Aprendendo a me Curar”: Usos Ritualísticos de Ayahuasca em Alagoas
O presente ensaio faz parte do acervo do AVAL e visa apresentar parte dessas práticas ritualísticas relacionadas às identidades de membros de religiões ayahuasqueiras em Maceió-AL, particularmente o contexto do Essência Divina e do Santo Daime.
O uso religioso do chá ayahuasca em Alagoas não passa de dezesseis anos, no entanto é notável o forte crescimento no numero de freqüentadores, atualmente chegando a centenas, nos diferentes trabalhos rituais que acontecem no estado de Alagoas. Estas religiões vêm atraindo pessoas de diferentes idades e situações sócio econômicas, fortalecendo o movimento ayahuasqueiro em Alagoas. Esses participantes passam a conviver entre si como uma grande família, compartilhando momentos bons e outros difíceis, dividindo as atividades e organizando-se para expandir os centros e dar continuidade às missões deixadas pelos seus mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário