Organizada pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas

Trabalhos inscritos na II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos que aconteceu durante a realização do II Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME - realizado nos dias 7 a 9 de maio de 2009, no Museu da Imagem e do Som/MISA, Maceió-AL. INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFAL

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Flores ao Mar Dia de Iemanjá





Larisse Louise Pontes Gomes/UFAL
Ano e local da realização: 2008, Maceió, Orla da Pajuçara
Formato Original: (x) digital ( ) analógico:
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 Fotos
Título da Pesquisa: Projeto Novas Cartografias no mapeamento de Terreiros em Alagoas
Coordenador ou Orientador/Instituição: Rachel Rocha
Resumo do Ensaio:
Projeto Novas Cartografias Sociais no Mapeamento de Terreiros em Alagoas, pesquisa realizada pelo LACC – Laboratório da Cidade e do Contemporâneo, do ICS-UFAL sob a coordenação da professora Rachel Rocha.
As fotografias foram realizadas no dia de Iemanjá na orla da Pajuçara . O olhar foi atraído para a estética e a simbologia da religiosidade afro-brasileira, com destaque para os instrumentos, os cânticos, a indumentária e as oferendas enquanto aspectos que fortalecem a identidade cultural e religiosa do povo de santo.
O candomblé, em Alagoas foi marcado pela repressão sofrida pelos terreiros e seus adeptos, cujo ápice foi o episódio do “quebra-quebra” dos terreiros de Maceió, em 1912.
A movimentação em Maceió, além de atrair grupos religiosos de todo o estado, torna-se forte atrativo também para pessoas que não são adeptas da religião, e que ali vão para admirar aquela manifestação cultural que representa uma afirmação da identidade negra na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário