Organizada pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas

Trabalhos inscritos na II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos que aconteceu durante a realização do II Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME - realizado nos dias 7 a 9 de maio de 2009, no Museu da Imagem e do Som/MISA, Maceió-AL. INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFAL

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Poder de Cura da Jurema Sagrada entre os Potiguara





Leandro Cunha de Souza / UFPB ( le_cunha_souza@hotmail.com)
Ano e local da realização: 2009, Baia da Traição.
Formato Original: ( x ) digital ( ) analógico:
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos (30x40)
Título da Pesquisa:A Jurema sagrada na Baia da Traição
Coordenador ou Orientador/Instituição:
Resumo do Ensaio:
Este trabalho de fotografia etnográfica revela um recorte do discurso visual sobre o ritual do toré realizado pelo povo Potiguara, no dia do índio, 19 de abril de 2009, na Baia da Traição-PB.
As fotografias mostram uma passagem do toré, em que o cacique Alcides participa de um ritual de cura, pois o mesmo foi recentemente vítima de um atentado, levando tiros à queima roupa. A comemoração do dia do índio se revelou em um ato de luta, cura, fé, esperança e de resistência dos Potiguara.
Nestas fotografias, procurei focar elementos visuais ligados à identidade do povo Potiguara, a sua resistência cultural, dando ênfase à religiosidade da Jurema Sagrada enquanto poder de cura e comunicação com seus ancestrais e entes queridos já falecidos, como também a relação com seu território, que se encontra ameaçado por grupos político-econômicos locais aliados às diferentes facções Potiguara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário