Organizada pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas

Trabalhos inscritos na II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos que aconteceu durante a realização do II Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME - realizado nos dias 7 a 9 de maio de 2009, no Museu da Imagem e do Som/MISA, Maceió-AL. INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFAL

domingo, 3 de maio de 2009

Filme: Eruyá

Thiago Angelin Lemos Bianchetti/PPGA/UFPE e Juliana Barretto/PPGA/UFPE
Direção: Thiago Bianchetti e Juliana Barretto
Produção: AVAL/UFAL e LACC/UFAL
Ano e local da realização: 2008, Maceió-AL
Formato Original: (x) digital ( ) VHS ( ) película: (35mm, 16mm, Super 8):
Tempo de duração em minutos: 18’17’’
Título da Pesquisa: Cartografia Sociais das Comunidades Tradicionais em Alagoas
Coordenador ou Orientador/Instituição: Rachel Rocha de Almeida Barros
Resumo obra:
Eruyá é um filme etnográfico que aborda um ritual afro-brasileiro realizado no dia 8 de dezembro. Entre os anos de 2006 e 2008, realizamos pesquisa de campo, observando e fazendo registros fílmicos e fotográficos desse ritual, com a finalidade de documentar e divulgar esta importante data para o povo de Axé em Alagoas.
Na praia de Pajuçara (Maceió, Alagoas), é nesse dia que muitos membros de terreiros de umbanda e candomblé, localizados em diferentes áreas do estado, vêm em romaria rumo às águas, ou melhor, ao encontro da rainha das águas, Iemanjá! Faz parte da comemoração dar visibilidade às identidades afro-brasileiras e suas manifestações através de práticas ritualísticas que envolvem oferendas em agradecimento à Deusa. Pequenos barcos carregam as oferendas que são enviadas em destino ao mar, onde tudo é dedicado à Iemanjá, com muitas flores e regado por colônia de alfazema. Mas antes mesmo que as oferendas sejam destinadas ao mar, os fiéis, em diversos pontos da praia, manifestam sua religiosidade através dos ritmos e cânticos tão peculiares dessas religiões.

Um comentário: